5 de setembro de 2016

RÁDIO MEC AM 80 ANOS: Recorde o programa O Nosso Domingo Musical do Projeto Minerva


Paulo Tapajós chegou à Rádio MEC em 1973 e no mesmo ano começou a apresentar o programa O Nosso Domingo Musical 

Para comemorar os 80 anos da Rádio MEC,celebrado no dia 7 de setembro, o Na Trilha do Rádio destaca o programa O Nosso Domingo Musical levado ao ar entre 1973 e 1990. 
O programa O Nosso Domingo Musical entrou no ar no dia 7 de janeiro de 1973, às 10h, pela Rádio MEC AM, dentro do Projeto Minerva, do Serviço de Radiodifusão Educativa do MEC. De acordo com informações do jornal Correio da Manhã[1], a produção e apresentação do programa estava a cargo de Paulo Roberto, conhecido homem do rádio e da televisão.“Nosso Domingo Musical tem por objetivo demonstrar a influência do talento musical dos compositores brasileiros no ritmo que consagrou os grandes mestres da valsa na Europa, razão porque o programa inicial da série abordará o tema Valsa Através dos Tempos", dizia a publicação.

Em 1970 havia sido criado o Projeto Minerva, que para atender os objetivos do governo militar brasileiro, passou a usar o rádio e a televisão como veículo de educação.  No rádio, as aulas normais eram levadas ao ar de segunda à sexta-feira, às 8 da noite, e aos sábados, os alunos tinham a oportunidade de rever os conteúdos da semana. Aos domingos os programas eram essencialmente culturais. Transmitidos em rede nacional por várias emissoras, dentre elas a Rádio MEC, que foi parceira do projeto produzindo algumas series como O Nosso Domingo Musical.

Quando O Nosso Domingo Musical surgiu na Rádio MEC, o produtor e narrador Allan Lima já vinha realizando um trabalho no Conversa de Domingo. Com a contratação de uma equipe da qual faziam parte, além de Paulo Roberto, Floriano Faissal e Ghiaroni, o trabalho destinado aos que estavam se educando por meio do Projeto Minerva foi fortalecido, principalmente no que tangia a preservação do contexto cultural, por meio do resgate das canções populares e traições musicais.

Paulo Roberto, criador e apresentador de O Nosso Domingo Musical trazia em sua bagagem programas memoráveis, como Obrigado Doutor, Nada Além de Dois Minutos, Gente Que Brilha, Lyra do Xapotó e muitos outros. Mas passado pouco mais de um mês da estreia de O Nosso Domingo Musical, Paulo Roberto faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 1973.

Naquela época, quem também havia chegado à emissora carioca era Paulo Tapajós, que em 1972 havia escrito o capítulo "Música popular brasileira", para o livro "Brasil, uma história dinâmica" (2º volume), considerado um dos cinco melhores livros didáticos pela Unesco. Com o falecimento de Paulo Roberto ele deu continuidade ao O Nosso Domingo Musical, ampliou a temática do programa e, ao longo de quase 20 anos, até sua morte em 1990, ele passeou por inúmeros aspectos da música e das tradições brasileira.

Na emissora, Paulo Tapajós também foi responsável pela produção dos programas Histórias de engambelar, "Coisas da província", "MPB ao cair da tarde", "Antologia do choro" e "O assunto é Noel". Ajudou a planejar e a instalar rádios em Curitiba, Londrina, Salvador, Ribeirão Preto e outras cidades.

Em 1975, auxiliou na criação da Associação Brasileira de Música Popular, assumindo o cargo de vice-presidente. No ano seguinte, assumiu o cargo de presidente, que exerceu durante seis anos. Ainda em 1976, atuou como cantor no programa "MPB - 100, ao vivo", também do Projeto Minerva, lançado em LP, produzido e dirigido por Ricardo Cravo Albin.

Em uma das edições do programa O Nosso Domingo Musical, em 1981, Paulo Tapajós levou ao ar a música de Goiás, uma visão da identidade cultural de um povo, cujas tradições musicais merecem um reconhecimento maior. A apresentação era divida com Sérgio Chapelin, que na época também integrava a equipe da Rádio MEC.

Acompanhe O Nosso Domingo Musical sobre as músicas do estado do Goiás (1981)

1 comentários:

Arnaldo Júnior disse...

Fiquei extremamente emocionado com essa gravação. Há mais de 35 anos eu não ouvia a vinheta de abertura da época em que, quando criança, escutava esse programa com meus pais... impressionante como minha mente conseguiu relembrar e prever os trechos seguintes. PARABÉNS por compartilhar esse conteúdo, essa é uma das funções mais nobres da internet!

Postar um comentário

 

Na Trilha do Rádio Design by Insight © 2009